quarta-feira, 7 de março de 2012

[roteiro/quadrinhos] A SAÍDA MAIS FÁCIL

Humor negro, +/-.
Uma página (largura , 640 píxeis), três painéis.
Preto e branco.

PÁGINA ÚNICA:
Os quadro painéis têm o mesmo tamanho, horizontalidado, quase panorâmico. As bordas são bem destacadas ; pode ou não haver espaço de “sarjeta” entre os painéis, isso (como todos os detalhes estéticos, no fim das contas) fica a critério do artista.

Como isso é aqui pensado para exibição online, não há problema em preencher as margens; assim, o título fica na margem esquerda, verticalizado, descendente,

A

S
A
Í
D
A

M
A
I
S

F
Á
C
I
L

,ecoando/reforçando a narrativa ao lado.

Os créditos criativos ficam na margem direita, então (ou no canto direito da borda inferior da página).

O ponto de vista da história é em primeira pessoa, e é o de um suicida que acaba de pular do alto de um edifício (não muito alto).

PRIMEIRO PAINEL
Uma visão da rua lá embaixo , genérica, que atravessa o meio do painel, mais ou menos.

Impressões fugidias das fachadas dos edifícios dos dois lados da rua central, isto é, nas bordas de cima e de baixo do painel: convergindo como um abismo de desenho animado pro meio do quadro.

Lá embaixo, pedrestres minúsculos, carros. Destaque para um BUEIRO fechado, no meio da rua, um mero ponto, que seja, mas que tem que estar visível.

(imagino que algum efeito deva ser acrescentado à imagem neste e nos outros painéis, algo que indique melhor a velocidade da queda ; linhas de movimento como as de mangás, convergentes?...,não estou bem certo.)

O texto dos recordatórios, narrativa mental do suicida que cai, não têm letras maiúsculas – ao menos, não conseguimos distinguir maiúsculas de minúsculas – nem pontuação, indicando falta de fôlego/excitação-desespero do personagem anônimo. Aqui, o primeiro recordatório pode estar no canto superior esquerdo do quadro, o segundo, oposto, canto direito inferior, +/-.

RECORDATÓRIO
ah meu deus

RECORDATÓRIO
já estou quase lá


SEGUNDO PAINEL
Mesmo cenário – mesmos “efeitos”, se houverem – exceto que o personagem já está bem mais próximo do chão, o asfalto da rua e os carros tomam quase todo o campo de visão, em relação aos edifícos das bordas e as calçadas.

E o bueiro está bem mais destacado, agora. Ligeiramente aberto, de forma quase imperceptível.

Moldura do recordatório, canto esquerdo/acima?,não estou inteiramente certo.

RECORDATÓRIO
quase lá


TERCEIRO PAINEL
O bueiro é o destaque absoluto desse painel, está quase todo aberto, a tampa afastada para o lado esquerdo (digamos)... pela mão de unhas longas de um DEMÔNIO, lá de dentro que sorri safado de dentro do esgoto.

A figura não precisa de refinamento, de muitos detalhes além do par de chifres, orelhas longas/afinadas, cara feia. Penso num gremlim como nos do filme de Joe Dante, mas o artista é quem manda aqui.

Porém: se houver espaço na composição apertada para tanto, e se o artista tiver as referências à mão, fáceis, o demônio pode exibir o quepe e o uniforme antiquados de um porteiro/carregador de malas/ascensorista.


RECORDATÓRIO
quase

DEMÔNIO
Descendo, chefia?

RECORDATÓRIO
droga




 




Versão oportunesca em gringuês:

[título lateral]
THE EASY WAY OUT

[primeiro painel]
oh god
almost there now


[segundo painel]
almost there

[terceiro]
almost
Coming right down, sir?
damn

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom este texto Érico. Adorei a forma simples do seu João.

Abraços!!

Val