quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

[mini-conto] dama de copas

DAMA DE COPAS

A viúva consolava-se de sua perda recente passando noites inteiras em bares para solteiros: debruçada sobre um copo sempre cheio,a imagem triste,distante duplicada na poça profunda da bebida.inevitavelmente, alguém decidiria que aquela mulher solitária precisava urgentemente de companhia. a viúva não encorajava os avanços, mas sequer os repelia; aceitava tranquilamente a corte, concordava quase submissa ao primeiro convite para "vamos procurar um lugar mais calmo pra gente conversar melhor".

Ela era quem escolhia o motel e o quarto, porém: do tipo com imensos espelho espelho no teto, sobre a cama.
 
Os amantes de ocasião costumavam estranhar os modos enigmáticos da viúva, mas depois de algumas horas em sua companhia, já estavam dóceis. Ao se despedir, ela os deixava na cama vestidos, calçados, bem penteados, aprumados, as mãos cruzadas sobre o peito, o corpo completamente seco:fitando-se com os olhos vítreos e os dentes arreganhados, a boca estirada de secura, no espelho do teto.

aquela expressão aturdida de quem perdeu alguma coisa e não sabe onde;aquele olhar de "está faltando algo nesse quadro e não sei o que é".

Já suspirosa e sentida da perda de mais um amor, a viúva partia para uma nova cidade, novos bares, novos amores (vivendo uma noite de cada vez). O copo sempre cheio, sentada no balcão ou mesa: ninguém nunca notava que ela não tomava um gole sequer da bebida.

Um comentário:

Revistacidadesol disse...

Érico: os minicontos da Piauí e da Geração são micro mesmo, como vc pode ver no meu blog.

Um deles, por exemplo, que escrevi pensando nas polêmicas do Gerald Thomas:

Guerra

Teatro de operações: Gerald dirige tanque.

Esse é o modelo do concurso da Piauí. Uma palavra de título, seis palavras.

No da geração, são 140 caracteres, tal como no twitter. Aliás, vc está lá? André andou por lá, mas como ficava assim: "estou escovando os dentes"; "estou me masturbando"; "gozei", etc, acabei perdendo contato. Vc sabe, eu uso o twitter para fazer propaganda do partido comunista e coisas assim.

Como vc faz contos ótimos como esse, vc conseguirá, afinal tem um talento brilhante.

Abs do Lúcio Jr.