sexta-feira, 12 de março de 2010

[miniconto]lugares comuns:o céu é o limite

LUGARES COMUNS:O CÉU É O LIMITE

A primeira onda migratória fora a estadunidense, representada pela grande revoada da Flórida. As caravanas vinham do país inteiro, como trilhas de formiga, quando vistas da órbita terrestre: seguiam o rastro dos boatos de uma nova fronteira que se abrira.
Com a implosão fiscal da federação , a península inteira teve que se adaptar às unicas atividades econômicas em larga escala viáveis: criação de jacarés e comércio de ferro velho . Que incluía, por debaixo dos panos,desova da tecnologia militar que antes pertencera às Forças Armadas e reciclagem da sucata pródiga, física e intelectual, da NASA.

Os recém-chegados eram sempre recebidos pelos ecos das explosões, que retumbavam mesmo a dezenas de milhas das áreas de lançamento. O nervosismo natural das famílias que integravam a fila gigantesca era logo dissipado, porém, pelas boas vindas dos acampamentos que cruzavam todo o estado. Os piqueniques e churrascos eram épicos e se tornaram matéria de lenda e , nesse ambiente festivo, as trovoadas regulares e monstruosas além do horizonte eram sempre recebidas com vivas e brindes, como fogos num quatro de julho. E a excitação coletiva era,de fato, o melhor paliativo contra o medo da partida iminente.
Não era o único, é claro. A cultura fundida de televangelistas e vendedores de carros usados recebia cada nova pequena onda migratória com mensagens de esperança e pechinchas do outro mundo. As famílias de partida sempre traziam consigo lembranças que não poderiam levar em sua viagem  e nem sempre tinham condições de dispor desses pedaços preciosos de suas vidas pregressas pelos melhores preços. Às vezes, conseguiam selar os negócios com um batizado ou dois incluídos na barganha.
Apesar de dramático, o processo de lançamento era relativamente seguro:as famílias eram bem acomodadas na massa de gel que preenchia o interior de seus veículos e que as protegeria das forças brutais da aceleração. Não ouviam quase nada além de suas próprias respirações pesadas dentro dos escafandros; pouco sentiam, além da própria tensão – até o súbito relaxamento da ausência de gravidade.
Os disparos dos canhões eram via de regra certeiros: as famílias lançadas em órbita eram logo pescadas por espaçonaves dedicadas e arrastadas em fila para suas novas vidas no grande parque de trailers do céu.

Nenhum comentário: