domingo, 5 de junho de 2011

[conto] o jogo do copo

O JOGO DO COPO


[escrito para o Concurso de Junho de 2011 da comunidade orkútica CONTOS FANTÁSTICOS - tema:"FANTASMAS" - *e* para o Desafio dos Cem Dias - Etapa I, - tema estruturador: "construir um conto somente com diálogos."- da igualmente orkútica comu ESCRITA E ANÁLISE DE CONTOS.]

"Mas então, quais são as regras?"

"Tem regra,não, sá. Relaxa,coloque as mãos sobre a mesa,os dedos encostados no copo, assim..."

"É, e eu pensando que 'jogo do copo' era tentar advinhar o que já está bebendo (nossa, essa pizza que não chega nunca, putz!)"


"Tá, Marcela, eu vou de vinho de tinto, a Cristina vai de coca dieta e você tá tomando uma latinha de skoll uma atrás da outra,não vai sobrar espaço pra bendita da pizza."

"Se a pizza checar antes do fim do mundo, isso sim (saco, peraí que vou pegar outra latinha)"

"Mas...Fernanda, como é que isso funciona então?"

"Já disse, boba. Relaxa. A gente relaxa , faz uma pergunta, o copo desliza em direção ao cartão com o 'SIM'ou o com o 'NÃO' que eu pus emcima da mesa.Tá vendo?Simplezinho."

"Mas,cê sabe. Que tipo de pergunta?"

"Ah, Cris, qualquer pergunta."

"Cadê o raio da cerveja!"

"No refrigerador, criatura."

"Ah tá."

"Mas..."

"Cris, relaxa, tá. Isso é só um jogo.Nada demais."

"Uma pergunta pros espíritos,então: o que é que três moças saudáveis e cheias de amor pra dar estão fazendo numa noite de feriado..."

"Ah!..."

"Vá,vá...! Bobona."

"...sozinhas!,esperando uma pizza que está atrasada e que deve chegra fria e errada . E tentando conversar com alma penada que, sabe como é, é o único tipo de contato social que a gente vai conseguir enfiada aqui dentro,puta merda!"

"Não é por isso que a gente está aqui hoje, né,Marcela."

"Ah é? Por que então."

"Olha, esquece,tá.Vai bebendo a sua cerveja, vai."

"Saco."

"Mas...Como é que isso funciona?"

"Hein? Ah, o jogo. Eu já disse,né,Cristina..."

"Não,não.Tipo, como é que pode? O que é que acontece..."

"Ah,tá. Uai..."

"A Tina acha que a gente tá vendendo a alma pro diabo,Nanda."

"Ai, credo!"

"Viu só?Ré ré."

"Psst!Ó, isso é só um jogo mesmo,viu?Nada de mais."

"Tá,mas a gente não precisa de um tabuleiro...como é que se chama mesmo, tabuleiro de bruxa?"

"Tabuleiro ouija,sá. Não,não,é o princípio da coisa que conta, o método, o processo, sabe? A gente tem que estar no estado de espírito certo, daí, qualquer coisa serve pra canalizar as mensagens, o copo e duas palavras no papel , se muito."

"(e três meninas bestas sem mais o que fazer...tsc)"

"Bestona."

"Mas, qualquer coisa serve então?"

"Bom,quase. Os jogos de azar começaram assim, sabe. O jogo de dados, por exemplo. Os homens das cavernas faziam perguntas para os seus deuses e jogavam pedacinhos de ossos para ter as respostas,conforme o lado para que os ossinhos caíssem"

"Tipo, sei lá, búzios?"

"É, por aí. búzios, i-ching, tarô.. São jogos divinatórios, sabe. Feito oráculos."

"Mas então a gente tá falando com quem? Tipo, quando faz as perguntas...Quem é que responde?"

"Bom..."

Mister postman look and see
If there's a letter in your bag for me

"Saco!Peraí que vou atender essa chamada na cozinha - alô? Oi... É...Não...Foi...Deve ser...Ó, fala rápido que a bateria tá no finzinho..."

"Nossa, hoje ela tá que tá,hein!Credo."

"Cris, cê sabe, a Marcela não tá passando por um período legal. E ela levou um fora fodido do Toninho..."

"Ah."

"É, é por isso que a gente tá aqui,tá?Dá um desconto pra ela.A gente tá aqui pra ajudar a segurar a barra."

"... saco. Cadê aquela cerveja?"

"Bem aqui onde você deixou, Marcela"

"Tá,tá,tá. E essa pizza,hein."

"Daqui há pouco ela chega, 'Cela. Sossega."

"Tá,tá. Mas,então. Você já jogou esse lance do copo ?"

"Já,uai."

"E como é que foi?"

"É, o que foi que rolou?"

"Bom, o que rolou foi o copo, que caiu da mesa..."

"Ih,ré,ré,ré!"

"É. Isso foi porque eu derrubei o copo de susto."

"Hein?"

"Foi. E ele caiu no chão e se espatifou, eu tava descalça e pisei num caco, foi aquela lambança , eu mancando e deixando pegada de sangue pra todo lado, manchei o tapete de estimação da minha tia, que ela teve que jogar fora, ficou uma arara"

"Credo!"
"Ah,não..Cê tá zoando com a gente."

"Tô nada"

"Sai dessa,tá sim!"

"Tou te falando,ué. Tive que levar ponto no corte"

"Credo."

"Sei, então tá, levanta esse pé pra gente ver se tem cicatriz do tal corte feio."

"Ó."

"Ai Deus!"

"Puta merda! ...ah, você cortou em outra hora, vai"

"Tou te dizendo,ué, se você não quer acreditar, azar"

"Mas...mas...Mas então...Você recebeu uma mensagem antes de derrubar o copo,foi?"

"Foi, uai. "

"Ah vá,vá...!"

"E,e,e o que havia na mensagem?"

"A mensagem dizia assim..."

"..."

"..."

"Nunca encha a cara de barriga vazia, sua anta!"

"Vaca!"

"Ai."

"E agora minhas amigas me dêem licença que eu vou ali no banheiro botar um cado desse álcool no meu sangue pra fora"

"Peraí que você vai me contar aonde arranjou essa cicatriz"

"Espero nada, você que venha junto,bobona"

"Aaah!Esperaí, Nanda...voltaqui sua vagaba!"

"Ai,ai. Essas duas ainda vão me..."

Mister postman look and see

"Ai que susto, bosta!"

If there's a letter in your bag for me

"..."

I been waiting such a long time
Since I heard from that girl of mine

"..."

Mister postman look and see
If there's a letter in your bag for me

"Marcela."

I been waiting such a long time

"Marcela!"

Since I heard from that girl of mine

"Ô Marcela!"

Mister postman look and see 

"..."

If there's a letter in your bag for me

"Tsc."

I been waiting s--

"Alô?"

"*zzzt*"

"Alô?...."

"*zzzt*noite*zzzt*noite*zzt*"

"Hã, boa noite? A senhora pode falar um pouco mais alto? É que a ligação está muito ruim."

"*zzzzt*essa noite*zzzt*"

"A senhora quer falar com a Marcela? Ela não pode atender agora..."

"Alguém vai morrer essa noite *zzzt*"

"O quê?"

"*zzzt*Alguém vai *zzzt*noite *zzzt*Alguém vai morrer essa noite*zzzt*"

"Quem..."

tu-tu-tu-tu-tu-tu

"E aí sabe o que ele me disse? Ele virou pra mim e falou assim..."

"Que foi, Cris?"

"O celular..."

"Ligaram pra Marcela?"

"Foi..."

"Foi nada, sá. Ó lá. Tá sem energia."

"É,mas..."

"Acabou no meio da minha última chamada, nem deu pra dar um alô direito. (Bem lembrado aliás, vou por essa merda no carregador agorinha mesmo)"

"Hein?"

"É,uai. O celular tá mortinho, sá."

"..."

"Cris? Tudo bem."

"Eu quero uma cerveja."

"Hã..."

"Mas você não..."

"Cadê a bosta da cerveja!"

"Hã,no refrigerador."

"Glup glup glup glup glup glup"

"Nossa..."

"Cris, que tal ir mais deva..."

"*ARROOOOOTO*aaah,melhor . E cadê a bosta dessa pizza que não chega nunca,hein!?"

***
"*Ronca**assovio**ronca**assovio*"

"Nossa, ela capotou de vez."

"Também,depois de virar três latinhas daquele jeito..."

"É.Nossa.Já viu ela assim?"

"Nunca.A Cris é muito sensível,né. Ela pega as coisas no ar,qualquer coisinha. Mas guarda tudo lá dentro, por isso ela é tão nervozinha, tão insegura, nunca relaxa. "

"Sei. E que foi que deixou ela desse jeito,então?"

"Bom...Sei lá,né,Marcela. Deixa ela aí, qualquer coisa,a gente dá uma mão. Quer jogar ou não quer?"

"Fazer o que, né. ...ah,vá lá. Tou curiosa,vou te dizer.Só não queria falar na frente da Tina."

"*Ronca**suspira*Juninho..."

"Nó, ouvi isso?"

"Pssiu."

"Juninho....*ronca*"

"(ri,ri,ri...Quem é esse Juninho?)"

"(não sei. A gente pergunta quando ela acordar,tá?)"

"(ri,ri...depois que ela sarar do ressacão,isso sim.)"

"Ré,tá bom.Vamos lá então?"

"Ok. O que eu faço, só encosto os dedos aí...?"

"É, relaxa, não precisa forçar nada."

"Tá.Daí,basta fazer uma pergunta?Tipo, a pizza vai demorar?"

NÃO

"Nó, viu só?"

"Nanda sua vaca, você fez isso!"

"Fiz nada, sua bestona. Vai,pergunta outra coisa pra você ver."

"Então,tá,ué.Ahã.A Fernanda está me enrolando?"

SIM

"Rá!"

"Tá vendo?Se fosse eu mesma, teria respondido 'Não'pra salvar as aparências, uai."

"Xii,sei não, você e esses espíritos aí tem que combinar direito essa história."

"Bestona. Você tem é que fazer perguntas sérias, sá. Se fizer brincadeira,não vai ter resultado nenhum."

"Tá bom, tá bom Pergunta séria, é isso?"

"É isso.Relaxa, respira fundo, pensa muito bem no que você quer saber e..."

"O Toninho vai voltar pra mim?"

NÃO

"Filho da puta!Eu sabia, eu sabia!"

"Marcela..."

"Sabia! Aquele fedaputa era só prosa, ele nunca me levou a sério, me deu com a pé na bunda na primeira oportunidade - eu sabia, sabia!"

"Ah,Marcela."

"Não! Fedaputa! Homem só tem sentimento quando dói nos cornos! Pois você vai ver só, vou dar pro primeiro que me aparecer na frente! Vou dar pro entregador de pizza!"

"Ô de casa!"

"Puta merda."

"(Vai,sá.Vai lá e dá pra ele enquanto eu busco o dinheiro.)"

"(Vaca.)"

"Um minutinho só!(Marcela, vai, sá. Abra a porta pro sujeito que eu já volto.)"

"*ronca*Juninho"

"Boa noite."

"Oi. Demorou,né."

"Desculpa. Trânsito feio.Acabou a bateria do celular,não pude avisar."

"Sei como é. Ah, aí vem a minha amiga. Nanda..."

"Oi,eu...Moço,não precisa entrar."

"Hein? Ei, tira a mão..."

"Ah, mas eu quero entrar, e eu vou entrar."

"Nanda!"

"Calaboca as duas. Pra junto da sua amiguinha - e se relar no celular, leva bala, piranhuda."

"Ai meu deus"

"Moço..."

"Calaboca,sua puta. Cê não abre a porta pra qualquer um não,né? não posso ir entrando assim não, é?Tem que ter grana,né? Aposto que vocês nem dão gorjeta,suas putona. pois as duas vão abrir muito mais que a porta hoje - vão logo tirando a..."

"Juninho?"

"Hein?"

"Cris!..."

"Quem é que..quem é..."

"Juninho, é você mesmo , meu filho?"

"Ai deus ai deus...a voz dela..."

"Psiu"

"M-mãe?"

"Juninho, tá tudo escuro,meu filho, eu não te vejo...Chega mais perto, deixa eu tocar no seu rosto...É você mesmo, Juninho?"

"Mãe...Sou eu ,mãe...mãezinha de deus..."

"Ah,Juninho.Por que você me largou,meu filho?Por que você me deixou sozinha aqui no escuro..."

"Eu tou aqui mãe...Ai...mãe...meu pescoço..."

"...por que você me jogou no rio e me deixou lá no fundo pra apodrecer, seu filho da puta..."

"ai meu deus"

"Cris!"

"não...larga...solta..."

"...filho de um rameira, seu filho de uma rapariga..."

"Não,sai, sai!"

"Puta merda"

"Juninho..."

"Fica longe de mim, fica longe de mim!"

"Juniiinhooooo..."

"Não!Socorro,alguém me acuda!"

"Marcela fecha logo essa porta! Cris!Cristina meu bem, você tá..."

"*ronca* *assovia* *ronca*"

"Puta que pariu...Marcela, liga pra po..."

"AAAAAAAAAAAAH!"

"Puta merda, ele, ele..."

"Que foi, que foi!"

"Ele correu pro meio da ponte feito um doido... daí ele...O ônibus bateu em cheio...  Jogou ele dentro do rio... Puta merda."

"Meu deus do céu...quanta merda, quanta merda...não sei se..."

"Uãããã, que foi gente?"

"Aaaah!"

"Aaaah!"

"Nossa, que é isso,que escândalo! Nossa,eu hein. Eu só...Ah, a pizza chegou,beleza!Depois da bebelança, tou com uma fome, vou te contar..."

Nenhum comentário: