domingo, 14 de novembro de 2010

[mini-conto]monstro da semana: mandrágora

MONSTRO DA SEMANA:MANDRÁGORA

Na agonia da morte, um enforcado esvazia seus intestinos e bexiga; se for homem, também ejacula.
Essa mistura de fezes, urina e sême escorre pelas pernas do condenado abaixo, pinga resolutamente dos dedos dos pés no solo abaixo.
Ali germina uma raiz bulbosa de formato peculiar, estrelado - como uma pessoinha de braços e pernas abertas.
Crianças que cavuquem os pés da árvore dos enforcados, entediadas na espera de nova execução, descobrem a figura curiosa, adotam-na como adorado brinquedo, carregam-na para casa ou para outros lados...inevitavelmente, esqueçam-na, abandonam-na num canto qualquer..onde ela se enraizará, como um toco de gente cavando a própria cova, nadando na terra.
Senão, amantes inquietos e candidatos a feiticeiros que ouvem falar das propriedades mágicas da raiz, ingerem-na ou a preparam em poções para clientes; supõe-se que essa magia popular funcione...pois continua popular e sempre, cada vez mais. de qualquer forma, as porções não digeridas da raiz encontram seu caminho para fora do corpo de seus recipientes: são inevitavelmente defecadas em algum pedaço de chão.
E, tanto em um como em outro caso, os brinquedos e os restos crescem em novas, fortes árvores: e seus galhos se extendem como braços robustos a espera de novos enforcados a serem pendurados.



(enxerto mutante de "FRUTOS SECOS")

Um comentário:

Revistacidadesol disse...

Oi, Érico. Tem concurso de microcontos na revista Piauí e na Geração Editorial. Confira.

abs